builderall

Veja como faço meus acessórios em Cerâmica Plástica na Íntegra

Se inscreva e assista gratuitamente a transmissão ao vivo do meu ateliê e receba no seu E-mail um PDF com a Lista Completa para Montar o seu Ateliê

Você é iniciante e quer saber como começar?

Assista o vídeo para ver o que você precisa para começar a criar os seus acessórios em Cerâmica Plástica

Bancada e Materias para Condicionamento

Pra começar você precisa de um espaço para montar o seu ateliê.  Pode começar com algo simples, de improviso, e ir incrementando com o tempo.
Vou listar abaixo os itens imprescíndiveis para começar:

Azulejo ou cerâmica branca para trabalhar sobre ele como uma base para amassar a massa.
Rolinho simples de plástico ou acrílico.

Equipamentos para Cura

Forno elétrico - Uso um Philco 38L.
Termômetro analógico para forno.

Materiais e Acabamentos 

Para começar você precisa da Massa Decor 56g, sugiro 3 cores (escarlate, azul royal e amarelo lírio) + preto e branco. Misturando as 3 primeiras você consegue fazer 9 cores novas como mostro no vídeo mais abaixo.

Quer um PDF com a Lista Completa para Montar o seu Ateliê?

Cadastre seu e-mail na nossa NEWSLETTER que se encontra no RODAPÉ que vou te enviar um PDF com a Lista completa e detalhada com o que você precisa para começar!!!

Você sabe como fazer o Condicionamento da Massinha?

Assista o vídeo para conhecer quatro formas que você pode usar para condicionar a massinha de Cerâmica Plástica

A maioria das massas de Cerâmica Plástica/ Polymer Clay/ Arcilla Polimérica, como é conhecida em inglês e espanhol respectivamente,  precisa passar por um processo inicial antes de começar a modelagem.
Você receberá sua massa com a firmeza de um sabonete ou sabão e verá que ela tem 8 subdivisões e estas poderão ser cortadas conforme o tamanho do projeto que deseja criar.
Para iniciar o processo de CONDICIONAMENTO da massa, recomendo que inicie com 1 fração de massa e um rolinho.

Condicionamento

Coloque sobre sua bancada de azulejo, fórmica, porcelanato ou mármore e role o rolinho sobre a massa até deixá-la com um aspecto mais macio.
Se preferir, pode utilizar as mãos para que, com o próprio calor delas, consiga deixar a massa mais maleável.
Se sentir dificuldade no condicionamento ou se perceber que ela está esfarelando (ressecada), inclua um pedacinho de Amaciador na massa. 
Este é um bloco no mesmo formato da massinha da linha Decor (que é a que usamos) e serve para facilitar o condicionamento para quem sente dificuldades neste processo.
O ponto exato de um bom condicionamento é quando vc torce a massa e ela não se quebra.
A partir daí você já poderá iniciar a modelagem de suas peças.

Você sabe como fazer a Cura da Massinha?

Assista o vídeo para conhecer o processo de Cura da massinha de Cerâmica Plástica

As peças produzidas com Cerâmica Plástica/ Polymer Clay/ Arcilla Polimérica, como é conhecida em inglês e espanhol respectivamente, precisam ser levadas ao forno para cura, a uma temperatura de 130º, por no mínimo 30 minutos.

Forno

Se você estiver curando peças em Cerâmica Plástica com frequência o ideal é ter um Forno elétrico (Uso um Philco 38L) exclusivo para essa atividade. A massinha é atóxica, mas não é salutar usar o mesmo forno que você usa para os seus alimentos.
Pode ser usado o forno do fogão a gáz desde que você consiga manter a temperatura em 130º. 

Equipamento Auxiliar  para Cura

Um aparelho que vai te auxiliar muito na cura das suas peças em Cerâmica Plástica  é o  Termômetro analógico para forno.

Você sabia que da pra fazer 9 cores usando 3 cores de Massinha?

Assista o vídeo que vou te mostrar passo a passo como pegar 3 cores de massa de Cerâmica Plástica e criar 9 cores novas!!!

Se você está iniciando e gostaria de ter opções em cores para trabalhar, saiba que é possível misturar as cores do Polymer Clay e criar cores novas!
Com o Azul Royal, o Amarelo Lírio e o Carmim, você conseguirá criar pelo menos mais 9 cores para dar asas à sua criatividade e aproveitar todas as possibilidades de criação.
Estas cores correspondem basicamente às cores primárias e a partir deste conceito simples de mistura você se surpreenderá com os resultados.

AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÕES SÃO INFINITAS

Anéis

Brincos

Colares

Pulseiras

Braceletes

Conjuntos

Conheça a Patricia Costa

Artista das Bijuterias e Acessórios em Cerâmica Plástica

Apaixonada por artesanato desde a infância, curiosa inveterada e afoita, ainda na época da adolescência, quando a internet não era tão disseminada, sempre busquei em revistas de artesanato ideias para criar minhas bijuterias, enfeites de vidros em biscuit e muitas outras aplicações artesanais.

Cliente assídua do bazar da minha cidade desde a adolescência, sempre estive por dentro das novidades em massas, tecidos, papéis, miçangas, fechos, fios e afins para a confecção de minhas artes.

Autodidata, sempre fui extremamente apaixonada por biscuit, bijuterias, pintura e desenho de joias! 

Como nasceu o Clube da Massa

Após ter se encantado com a Cerâmica Plástica, encontrada na incessante busca por algo para imprimir sua identidade nas suas criações artísticas. Teve início a criação de diversas bijuterias e acessórios em Cerâmica Plástica e publicação nas redes sociais.

Começaram a curtir e pedir dicas sobre a confecção das peças. Para atender aos pedidos e ajudar a audiência através de vídeos, conteúdos, respostas as redes sociais até chegar a um Canal repleto de conteúdo que tem ajudado muitas artistas que trabalham com a massinha. 

Para atender a pedidos por um curso, ou algo que acelerasse o processo de aprendizagem de uma forma que desse segurança para artistas surgiu o Clube da Massa!!! O Clube da Massa ele ultrapassa as expectativas de um curso, pois além de um método que a Patricia Costa desenvolveu para preparar iniciantes até chegar a uma Artista da Massa, o Clube é dinâmico, semanalmente são acrescentados aulas, tutoriais que mantém a comunidade atualizada, dentro das tendências e novidades no universo das bijuterias e acessórios em cerâmica plástica. E pra completar, o Clube da Massa tem acesso a uma loja online, a Lojinha do Clube da Massa, que concentra uma vasta gama de materiais, insumos e ferramentas, que além de descontos que chegam a 50%,  economizam tempo e no frete das artistas.

 

Patricia Costa

Designer de Acessórios